Avaliações para fins Contábeis

Avaliações para fins Contábeis

ASPECTOS IMPORTANTES DA LEI Nº 11.638, CPC 01  (JUSTO VALOR DE MERCADO) E CPC 27 (VIDA ÚTIL TÉCNICA REMANESCENTE) Lei nº 11.638 / 2007 – Finalidade. Considerando a necessidade de que as normas e práticas contábeis brasileiras sejam convergentes com as práticas contábeis internacionais, a Lei nº 11.638/2007, após oito anos de tramitação no Congresso Nacional, trouxe significativas mudanças e inovações em relação às leis 6.404/1976 e 6.385/1976. CVM.
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) estipulou o ano de 2010 como marco para que as companhias abertas passem a adotar suas demonstrações financeiras anuais consolidadas no padrão contábil internacional, estipulado zelo Conselho de Padrões de Contabilidade Internacionais, com base nas Normas Internacionais de Contabilidade – IAS 36 (IASB).
Nesse enfoque, a alteração mais substancial diz respeito à Redução ao Valor Recuperável dos Ativos, da qual trata o Pronunciamento Técnico CPC 01, do Comitê de Pronunciamentos Contábeis tornado obrigatório pela Deliberação CVM nº 527.
Objetivo

O objetivo deste Pronunciamento Técnico foi:

“Definir procedimentos visando a assegurar que os ativos não estejam avaliados contabilmente por um valor superior àquele passível de ser recuperado no tempo por uso nas operações ou por venda. Caso existam evidências claras que os ativos estão avaliados por valor não recuperável no futuro, a entidade deverá imediatamente reconhecer a desvalorização, por meio da constituição de provisão para perdas.”
Assim, deverão ser feitos, periodicamente, testes de “impairment” dos ativos e ajustes a valor presente de investimentos de longo prazo.

Nossos serviços

Para poder oferecer os melhores serviços relativos aos testes de “impairment” a Engeval passou a atuar em conjunto com empresa de auditoria registrada na Comissão de Valores Mobiliários, de forma a disponibilizar para seus clientes soluções que abrangem:

  • Avaliação dos ativos – convencional ou fluxo de caixa descontado;
  •  Estudo de vida útil remanescente / critérios de depreciação técnica;
  •  Condução completa do processo de teste de “impairment” em conjunto com auditoria registrada na CVM.

Sua Segurança

A experiência adquirida ao longo quatro décadas de atuação no mercado nacional e sul-americano, complementada pela expertise de nossos parceiros, auditores e tecnologia desenvolvida em nível mundial pelo nosso grupo ArcaLaudis – Global Network of International Valuers and Loss Assessors, garantem-nos como a melhor parceira que sua empresa pode ter para adequar-se à nova realidade da convergência internacional da contabilidade.